Quais são os tipos de câncer de pele?

O câncer de pele é dividido em dois grupos: os não melanomas (carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular) e o câncer de pele do tipo melanoma.

Os tumores não melanoma são responsáveis por 165.580, sendo 85.170 homens e 80.410 mulheres (2018 – INCA) casos ao ano, apresentando menor agressividade, porém tem o perfil de aparecer em regiões mais expostas onde a cicatriz da cirurgia pode deixar marcas desagradáveis. Surgem em locais de maior exposição ao sol como face, orelhas, couro cabeludo, costas, ombros e braços.

Os tumores do tipo melanoma têm uma incidência mais baixa, com a estimativa de 6.260 casos, sendo 2.920 homens e 3.340 mulheres (2018 – INCA), mas apresentam comportamento mais agressivo e necessitam ser diagnosticados e removidos rapidamente e com margens livres de segurança. Geralmente, o melanoma pode se encontrar em áreas de difícil visualização, peça ao seu companheiro ou pais para ajudar a observar áreas como as costas, embaixo do braço e na parte de trás das pernas.

Ambos os tipos podem ser evitados usando protetor solar, roupas adequadas e evitando exposição solar nos períodos de pico com maior incidência de radiação ultravioleta.