Pesquisa Clínica

Mas afinal, o que é Pesquisa Clínica?

A pesquisa clínica é um processo de investigação científica que envolve seres humanos. Para isso dados de exames, procedimentos, coleta de sangue e/ou outros materiais biológicos, são coletados e analisados. Através deles buscamos responder perguntas sobre o uso de um novo medicamento ou procedimento, para avaliar segurança e eficácia, ou seja, se seu uso é seguro e se funciona.

 

Você já se perguntou como a medicina avança e como novos tratamentos são descobertos e podem ser utilizados pela população?

A resposta são os estudos clínicos, essenciais para que novas terapias e procedimentos possam estar disponíveis como alternativas seguras de tratamento para a população.

 

E como saber se é seguro participar de um estudo clínico?

A pesquisa clínica envolve pessoas que se voluntariam para nos ajudar a entender melhor a medicina e a saúde. Para que estes estudos sejam realizados eles precisam seguir diversas regras internacionais, chamadas de “Boas Práticas Clínicas”, e regras nacionais definidas pelo Ministério da Saúde. Estas regras garantem que a pesquisa seja feita dentro dos padrões científicos, éticos e respeitando todos os direitos dos participantes da pesquisa.

Por isso, no Brasil, todo estudo antes mesmo de ser iniciado, precisa ser aprovado pela Anvisa e pelos Comitês de Ética em Pesquisa. Tendo como principal cuidado não colocar em risco a saúde dos participantes (voluntários).

 

Se eu quiser ler mais sobre o assunto, onde posso encontrar informações confiáveis e de fácil acesso?

Se você se interessa pelo assunto, mais informações podem ser lidas nos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPP), da Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ABRACRO) e de ONGs como ONCOGUIA que têm informações acessíveis para o público em geral.

Nós da ONCOMINAS temos um setor exclusivamente dedicado a Pesquisa Clínica com uma equipe experiente e que busca sempre inovar e disponibilizar o melhor tratamento aos nossos pacientes.

 

Escrito por AMANDA NASCIMENTO DOS REIS, Gerente Corporativo de Farmácia e Farmacêutica dedicada à pesquisa clínica na Oncominas.