Meu exame de sangue deu alterado, devo procurar um hematologista?

A hematologia é a especialidade da medicina que analisa as causas e os tratamentos de doenças que afetam o sangue e órgãos relacionados com o sangue como medula óssea, os gânglios linfáticos e o baço.

O sangue possui diversas células que exercem funções importantes, como transportar oxigênio, fazer as defesas do organismo e evitar sangramentos. Uma alteração em uma destas células pode ter graves consequências.

Na maioria das vezes, os pacientes chegam até o hematologista encaminhados por médicos de outras especialidades. Alterações nos exames de sangue de rotina soam o alerta para doenças mais graves. Entre as alterações nos exames de sangue podemos encontrar anemias, alterações da defesa do organismo, alterações do número das plaquetas, alterações da coagulação que levam o paciente a ter tromboses ou sangramentos abundantes e inexplicados.

Além disso, o hematologista trata também de doenças malignas oncológicas, como leucemias, mieloma múltiplo e linfomas, que são um grupo de cânceres das células do sistema imunológico.

A falta de disposição, o cansaço e a dificuldade de concentração podem ser sintomas normais da correria do dia a dia, mas também podem sinalizar outro problema que, muitas vezes, não recebe a devida atenção. Dessa forma, alguns sinais e sintomas podem sugerir alterações no sangue e merecem ser reportados ao médico, como palidez, cansaço, sonolência, falta de ar, coração acelerado, aparecimento de manchas roxas pelo corpo que demoram a sair, infecções de repetição, aumento e inchaço de gânglios em regiões próximas ao pescoço, axila e virilha, sangramentos intensos, dentre outros.

Diante de anormalidades, sintomas ou diagnósticos relacionados a qualquer uma das doenças do sangue, agende um hematologista. É importante lembrar que quanto antes as doenças forem diagnosticadas, problemas ainda mais graves para a saúde podem ser evitados.

 

Por Karen Dariane Barbosa de Vasconcelos,

CRM-MG nº 60.816 | RQE 51568, médica Hematologista do Grupo Oncominas.