Março Lilás, conscientização sobre o câncer de colo do útero

A campanha Oncominas Março Lilás tem o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de colo do útero, que na grande maioria das vezes pode ser evitado.

Esse tipo de câncer é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres e no Brasil é a quarta causa de morte na população feminina por câncer.

O câncer de colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenir está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau), deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.

Campanha Oncominas Março Lilás para conscientização do Câncer de Colo do Útero. Nos ajude a compartilhar essas informações com quem precisa se cuidar mais!