Garanta férias saudáveis com pequenas prevenções

Neste mês de férias escolares, fique atento aos cuidados que deve ter, seja na estrada ou com as recomendações do Ministério da Saúde para os locais que irá visitar.
– Viagens de carro: Se for pegar a estrada, atente-se para a manutenção periódica e preventiva do automóvel. As crianças devem viajar no banco de trás do carro, sempre com o cinto de segurança e respeitando as regras para o uso de cadeirinhas e assentos, conforme idade e peso. Além disso, cinto de segurança é obrigatório e ajuda a salvar vidas.
– Vacinação: Ao decidir o local que irá visitar, informe-se sobre o risco de doenças e a necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas. Alguns países solicitam a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Emitido pela Anvisa, o documento é exigido para comprovar a vacinação contra doenças como a febre amarela. No Brasil, algumas áreas também estão com recomendação de vacinação a fim de evitar a contaminação por febre amarela. Informe-se antes da viagem, pois a vacina deve ser feita com no mínimo 10 dias de antecedência.
– Gestantes: Para as viagens de carro, paradas devem ser programadas ao longo do percurso, seja para ir ao banheiro ou para fazer pequenas caminhadas. Caso a viagem seja na fase final da gravidez, a mulher deverá levar uma cópia do cartão de gestação. Se precisar passar alguma informação para o médico local, todas as informações estarão facilmente reunidas.
FONTE: Unimed