Neste mês de férias escolares, fique atento aos cuidados que deve ter, seja na estrada ou com as recomendações do Ministério da Saúde para os locais que irá visitar.
– Viagens de carro: Se for pegar a estrada, atente-se para a manutenção periódica e preventiva do automóvel. As crianças devem viajar no banco de trás do carro, sempre com o cinto de segurança e respeitando as regras para o uso de cadeirinhas e assentos, conforme idade e peso. Além disso, cinto de segurança é obrigatório e ajuda a salvar vidas.
– Vacinação: Ao decidir o local que irá visitar, informe-se sobre o risco de doenças e a necessidade de vacinas ou outras medidas preventivas. Alguns países solicitam a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Emitido pela Anvisa, o documento é exigido para comprovar a vacinação contra doenças como a febre amarela. No Brasil, algumas áreas também estão com recomendação de vacinação a fim de evitar a contaminação por febre amarela. Informe-se antes da viagem, pois a vacina deve ser feita com no mínimo 10 dias de antecedência.
– Gestantes: Para as viagens de carro, paradas devem ser programadas ao longo do percurso, seja para ir ao banheiro ou para fazer pequenas caminhadas. Caso a viagem seja na fase final da gravidez, a mulher deverá levar uma cópia do cartão de gestação. Se precisar passar alguma informação para o médico local, todas as informações estarão facilmente reunidas.
FONTE: Unimed
