Fevereiro Laranja, conscientização e prevenção da Leucemia

Fevereiro Laranja é o mês de conscientização e enfrentamento da leucemia, pois isso, a Oncominas reforça a importância do diagnóstico precoce para combater a doença.

Essa doença, também conhecida como câncer no sangue, tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células normais.

No Brasil, de acordo com dados estimados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de novos casos para cada ano do triênio 2020-2022 foi de 5.920 casos em homens e de 4.890 em mulheres, o que corresponde a um risco de 5,67 casos novos a cada 100 mil homens e 4,56 para cada 100 mil mulheres.

Diagnóstico
O principal exame de sangue para suspeita inicial do diagnóstico de leucemia é o hemograma. A detecção precoce desse câncer é o ponto fundamental para identificar a doença em fases mais iniciais e obter maior chance de sucesso no tratamento.

Tratamento
Nas leucemias mais agudas, o tratamento envolve quimioterapia, controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou tratamento da infiltração no Sistema Nervoso Central (cérebro e medula espinhal). Para alguns casos de leucemia, é indicado o transplante de medula óssea.

Doação de medula óssea
Para ser um doador é preciso, primeiro, realizar o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), qual reúne informações de pessoas dispostas a doar medula óssea para quem precisa de transplante. É o terceiro maior banco de doadores do mundo, com mais de cinco milhões de pessoas cadastradas.

Requisitos para ser um doador:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade;
  • Estar em bom estado geral de saúde;
  • Não ter doença infecciosa ou incapacitante;
  • Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Faça sua parte e seja um doador de medula óssea.

Fevereiro Laranja – Campanha Oncominas de conscientização e prevenção da leucemia.

Conscientizar para diagnosticar. Diagnosticar para tratar.

Oncominas. Trabalho pela Vida.