COMO A BOA ALIMENTAÇÃO AJUDA A PREVENIR O CÂNCER

Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo.
Embora a genética seja um fator importante no surgimento do câncer, pesquisas conduzidas nas últimas décadas mostram que o meio ambiente em que vivemos tem um papel central na origem da doença. Assim, diferentes fatores ambientais aos quais estamos expostos, como cigarro, poluição, radiação solar e vírus, são reconhecidos como causadores do problema.
Dois pesquisadores britânicos, Richard Doll e Richard Peto, tiveram uma contribuição essencial, no início da década de 1980 estimaram que cerca de 30% dos casos de câncer no mundo estariam relacionados a dietas inadequadas, e isso perdura pelos tempos atuais.
Então, fuja dos alimentos industrializados, do açúcar refinado, dos conservantes, corantes e demais produtos. A adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, com o peso corporal adequado, previne aproximadamente um em cada cinco casos dos tipos de câncer mais comuns. Ou seja, para cada 100 pessoas com câncer, 22 casos poderiam ser prevenidos.
O câncer leva anos, décadas, para aparecer. Isso significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece já e inclua mais frutas e verduras em seu cardápio.

FONTE: INCA, Saúde (abril) e Dr. Juliano Pimentel (site)