Cookie Consent by Privacy Policies Generator website

Câncer de Mama: Unindo forças, prevenimos mais

O Câncer de mama nada mais é que uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Os principais fatores de risco para a doença são:

  • Histórico familiar: se você tem histórico de câncer de mama ou de ovário em sua família a atenção precisa ser redobrada.
  • Idade: mulheres entre 40 e 69 anos possuem maior propensão de desenvolver câncer de mama.
  • Obesidade: o excesso de peso, especialmente depois da menopausa, é muito perigoso.
  • Reposição hormonal: a ingestão de hormônios, especialmente estrogênio e progesterona, também aumenta as chances de desenvolvimento da doença.
  • Menstruação precoce e menopausa tardia: quanto mais cedo a mulher começa a menstruar e quanto mais tarde ela parar, mais ciclos hormonais ela vai apresentar. Esta maior exposição aos hormônios resulta em maior chance de desenvolver a doença.

Anualmente o outubro rosa vem nos lembrar da importância da saúde de nossas mamas. São estimados mais de 73.000 mil novos casos de câncer de mama segundo o INCA no ano 2023. E só conseguiremos diminuir este número com informação e prevenção.

O outubro rosa traz a possibilidade de rastrearmos pessoas saudáveis, sem queixas e buscar alterações cada vez mais iniciais, de preferência antes de que traga alterações clínicas.  A detecção em fase assintomática facilita o diagnóstico e tratamento, impactando menos em qualidade de vida, pois muitas vezes quando o tumor é inicial, podemos manter a mama (fazer uma cirurgia que chamamos de conservadora) e poupar de quimioterapia (que muitas vezes leva a queda de cabelo).

Independente da mamografia de rastreamento, se você apresenta nódulo palpável, descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo), inversão de mamilo (quando ele é “puxado para dentro”), mudança da pele para uma coloração avermelhada ou alteração do aspecto da pele da mama (como uma casca de laranja), procure seu médico! Estamos sempre aqui para avaliar e tirar dúvidas! Contem com a gente!

 

Por Dra. Marina Moreira Costa Zorzetto, Oncologista Clínica, CRM/MG nº 46.623.