Cookie Consent by Privacy Policies Generator website

Alimentação e festas de fim de ano para pacientes oncológicos

Dezembro chegou e com ele as festas de fim de ano, época em que participamos de inúmeros eventos, celebramos com nossos familiares e amigos, enquanto saboreamos diversas comidas festivas e deliciosas.

Muitos pacientes em tratamento oncológico têm dúvidas sobre a ingestão alimentar nessas comemorações, pois afinal devemos nos restringir em momentos tão importantes, uma vez que a alimentação é um momento social em que aproveitamos junto com pessoas queridas?

Este texto é para auxiliar os pacientes em tratamento oncológico a ter uma melhor alimentação nessas datas comemorativas sem que os atrapalhem no tratamento. A seguir vamos abordar algumas dicas para aproveitar esses momentos da melhor maneira:

 

Segurança dos alimentos

Devido a baixa imunidade que pode acontecer em decorrência do tratamento oncológico, tome cuidado com a higiene dos alimentos, não consuma preparações com ovo cru (como maionese caseira, mousse de chocolate). Não deixe as preparações expostas por muito tempo, o ideal é se servir assim que a mesa for posta.

Evite exageros

Só coma realmente o necessário. Comece devagar, com pequenas porções, para evitar a indigestão e aquela sensação de estômago cheio!

Cuidado com os alimentos embutidos

Esses alimentos processados, como a linguiça, o bacon e o presunto, contêm muitos aditivos, sais e gorduras, podendo causar náuseas e mal-estar em geral.

Evite alimentos muito gordurosos

Opte por consumir carnes mais magras e bem passadas, como frango, peru (sem pele) ou lombo suíno, de preferência assadas ou grelhadas, já que tendem a ser menos gordurosas e mais saudáveis.

Dê preferência aos alimentos saudáveis

Certifique-se de que há opções saudáveis em seu prato, com direito a saladas, legumes, verduras e frutas (higienizados adequadamente). Esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, fortalecendo o sistema imunológico, entre diversos outros benefícios.

Opte por sucos naturais, evite bebidas com álcool e refrigerantes

No lugar dessas bebidas, experimente tomar um suco de fruta natural bem geladinho. O consumo de bebidas alcoólicas pode provocar efeitos colaterais, como náuseas. Opte por bebidas zero álcool, hoje existem cervejas e vinhos e outras bebidas sem álcool. São boas alternativas para socializar sem deixar de cuidar de metabolismo. É importante sempre intercalar a bebida com água, água aromatizada com limão, hortelã, laranja, canela e gengibre.

Jamais interrompa o tratamento!

Antes de programar uma viagem, converse com seu médico para ver se o tratamento não será prejudicado. É importante ressaltar que a medicação deve ser mantida de acordo com a orientação médica.

Se hidrate!

Com as comemorações, o entretenimento as vezes esquecemos de ingerir bastante líquido, então para se manter hidratado coloque em seu celular para despertar a ingestão de líquidos pelo menos de 2 em 2 horas, ingerir no mínimo 2,5L de líquidos/dia.

 

Independente dos planos que você tenha em mente, lembre-se dessas dicas para ajudá-lo a se manter seguro e aproveitar ao máximo esse momento ao lado de pessoas especiais. Aproveite este clima de amor e esperança desta época para priorizar a sua saúde e bem-estar. Boas festas!

 

Por: Dra. Bruna Andrade Silva – CRN/MG nº 23.223

Nutricionista Oncominas