A campanha Oncominas Agosto Verde Claro tem o objetivo de conscientizar a população sobre o Linfoma.
Mas o que é linfoma?
O Linfoma ocorre quando os linfócitos e seus precursores que residem no sistema linfático, e que deveriam nos proteger contra as bactérias, vírus e outros perigos, se transformam em malignos, crescendo de forma descontrolada e “contaminando” o sistema linfático.
O primeiro passo para compreender os linfomas é conhecer o que é e como funciona o sangue. Nosso sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos.
Ele é produzido na medula óssea e é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). A seguir conheça os tipos de linfomas, os sinais e sintomas e informações sobre o diagnóstico e tratamento.
Tipos de linfoma
Os principais são linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin. As duas formas de doenças podem acometer tanto adultos, como as crianças.
O Linfoma de Hodgkin (LH) representa 6% dos cânceres da infância, enquanto o linfoma não Hodgkin (LNH) representa cerca de 7%.
Sinais e sintomas
- Febre;
- Suor noturno;
- Cansaço excessivo;
- Perda de peso, sem causa aparente;
- Falta de ar ou tosse;
- Sensação de saciedade;
- Aumento do volume abdominal;
- Aumento de tamanho dos linfonodos;
- Náuseas;
- Vômitos.
Detecção precoce
Através de investigação por exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença.
Diagnóstico
É feito por meio de biópsia da região afetada, levado para o exame patológico.
Tratamento
A chave do sucesso envolve a combinação das diversas terapias como quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
Campanha Oncominas Agosto Verde Claro de conscientização e prevenção do Linfoma. Compartilhe essas informações e nos ajude a trabalhar pela Vida.